Por que ter uma horta em casa?

Frutas e verduras cada vez maiores, mais bonitas e com menos sabor estão tomando conta dos mercados. Lindas de se ver, mas, você sabe o que deixa essas frutas assim tão esteticamente perfeitas? Agrotóxicos, transgênicos, irradiações, promotores de crescimento e outros  aditivos químicos.

Tumores, alterações nos rins, fígado e sistema nervoso são apenas algumas consequências do consumo destes belos produtos.

A conscientização da população sobre estes perigos está nos fazendo retomar um hábito que era de nossos bisavós: produzir em casa nossos próprios alimentos.

Não importa se você tem pouco espaço. Existem inúmeras alternativas para ter sua própria horta orgânica (Ou seja, livre de agrotóxicos e super saudável) em casa. Eu, por exemplo, transformei um pequeno terraço em uma pequena  horta com pouco mais de 45 ervas, frutas, legumes e hortaliças. Acredite: é mais fácil do que parece!

Sinceramente, poucas coisas são tão prazeirosas quanto consumir algo que você trabalhou para conseguir. Gosto de plantar por sementes, não por mudas, para acompanhar e curtir todo o processo. é divertido, terapêutico e saudável em todos os aspectos.

Seguem algumas dicas para você que quer iniciar a sua própria horta em casa.

Escolha bem a terra

Um dos grandes segredos de uma horta bem sucedida é a terra. Uma terra repleta dos nutrientes certos garante plantas mais saudáveis. No início, comprava terra pronta com húmus de minhoca em casas especializadas. Hoje, preparo minha própria terra em uma composteira que improvisei no quintal.

Sim, quase tudo da pra plantar em vasos

Temperos, tomates, pimentas, alface, rúcula, agrião... Tudo plantado no terraço em vasos, caixas de isopor, bacias de diferente e tamanhos... pesquiso o quanto crescem e planto em vasos que o comportem melhor, sem atrapalhar o crescimento. Fica lindo e bem colorido.

Luz do sol

No mesmo terraço, a quantidade de sol que chega em cada ponto é diferente. Li e assisti vários vídeos sobre a necessidade de sol de cada plantinha que tenho. As que gostam mais de sol, ficam expostas. As que preferem sombra, estão do outro lado e as que têm necessidades variáveis estão sob um sombrite 80% super baratinho que compramos no centro da cidade. Para tudo tem solução.

Sistema de drenagem

É muito importante, principalmente em apartamentos, para que dentre outros motivos, a água não acumule no fundo do vaso e mate a planta; para que seu chão não fique alagado.

Cuidado com a quantidade água e otimização do espaço

Orégano precisa de pouquíssima água. Manjericão de um pouco mais. Plantar as duas juntas vai matar o orégano, com certeza. Então, para utilizar melhor seu pequeno espaço, plante coisas compatíveis próximas umas das outras. Assim, você se lembrará da necessidade de cada grupo e irá tratá-los da forma adequada.

Pesquise sobre formas naturais de combater as pragas e nutrir suas plantas

Não use pesticidas ou fontes de vitaminas industrializadas. Sempre existe uma forma natural para resolver o problema. Alho, por exemplo, afasta formigas e pulgões. Casca de banana é rica em potássio. Pesquise!

Divirta-se no processo

Alguns chamam de terapia. Outros de meditação. A diversão no processo de criação me diverte muito. Sem pressão, os resultados são mais rápidos, acredite.

Divirta-se!

 

 

Kassia Luana

Atua na área de Comunicação há mais de 15 anos.

É escritora, empresária e diretora do Porto Seguro Gastronomia.

leia também

O saudável e saboroso maracujá: sues benefícios e como plantá-lo

Considerada a fruta da paixão, não é a primeira vez que falo sobre ela aqui: maracujá. Além de deliciosa e a cara do Brasil, esta fruta traz inúmeros benefícios a saúde...
Leia agora...

Laranja e a imunidade

Durante o inverno, um dos frutos mais procurados no mundo é a laranja. Isso porque, além de saboroso, é um excelente aliado contra gripes e resfriados...
Leia agora...

O saboroso e versátil limão

Torta de limão, água com limão, suco de limão, limonada suíça, molho de limão para massa fresca, marinada de limão para frango ou peixe, suco de limão com cenoura e gengibre…
Leia agora...